Ensino, Pesquisa e Extensão

O PET-REL possui como eixo o ensino, pesquisa e extensão.

As atividades promovidas pelo grupo são diversas e vão da leitura de livros à organização de eventos para a comunidade acadêmica de Relações Internacionais e áreas correlatas. O PET-REL se reúne semanalmente às sextas, das 08h30 às 12h30.

Dentre as atividades feitas pelo grupo, estão:

Laboratório de Análise de Relações Internacionais, que acontece bimestralmente e reúne os eventos de maior destaque no cenário internacional para discussão aberta à comunidade. Ao final da atividade, cada petiana deve produzir uma análise de conjuntura.

lari-capa2
Capa do evento

A leitura de livros que, no geral, contemplam temas como Relações Internacionais, Sociologia, História, Ciência Política etc. São lidos, em média, seis livros a cada 8 meses. O conteúdo, por ser altamente diversificado, promove aprofundamento interdisciplinar.

O artigo do mês é uma atividade que objetiva proporcionar contato do grupo com textos de periódicos nacionais e internacionais de Relações Internacionais, fazendo com que o grupo tenha acesso à atual agenda de relações internacionais nos diversos contextos.

A cesta de livros é uma atividade realizada individualmente por cada petiana, que deve selecionar um livro a partir de preferências pessoais e apresentá-lo ao grupo. As demais petianas devem avaliar, posteriormente, critérios como objetividade, fluência, clareza e adequação vocabular. A atividade proporciona ao grupo amplitude em termos de área de pesquisa, além de treinar fatores como oratória e linguagem corporal.

O encontro com o autor acontece via convite prévio a acadêmicos ou profissionais de destaque que venham a proporcionar acréscimos à formação do grupo. O grupo já se reuniu com diversos autores renomados, como Andrew Linklater, Nicholas Onuf e Alexander Wendt.

Encontro com Nicholas Onuf – Setembro de 2011.

Cada petiano deve produzir um artigo anualmente para apresentação ao grupo e eventual publicação. O artigo passa por críticas e correções entre os membros do grupo, fortalecendo a escrita e análise acadêmica. Além disso, o grupo organiza eventos voltados para a comunidade de alunos da graduação e da pós-graduação da UnB, como o Política Externa em Debate (PED), que ocorre semestralmente.

Política Externa em Debate

Anúncios